Qualificações profissionais do cuidador

As instituições e empresas que procuram candidatos a cuidadores de idosos, doentes e dependentes, para além dos traços de personalidade pretendidos, prestam cada vez mais atenção não só à experiência do cuidador como também às suas qualificações. Certificados pelo estado serão cada vez mais exigidos. Crescerão em importância os diplomas e certificados emitidos por instituições de prestígio, responsáveis por assegurar um certo nível de qualidade na profissão, como no caso de outras profissões mais padronizadas.

A formação de especialistas na prestação de serviços de cuidador de idosos e assistência deve necessariamente levar ao desenvolvimento da gerontologia. Gerontologia é a ciência que trata do processo de envelhecimento dos seres vivos. Diz respeito em particular ao ser humano e ao estudo científico de todos os aspectos do envelhecimento biológico, psicológico e social.

Escolas de nível superior, cursos anuais ou treinamentos mensais para quem deseja trabalhar como cuidador de idosos fornecem conhecimentos práticos. Incluindo higiene e cuidado de pessoas dependentes. Eles tratam do assunto da troca adequada de um idoso no leito, transferência da cama para a poltrona, auxílio nas atividades cotidianas, realização de tratamentos de promoção da saúde e até mesmo ensino de línguas estrangeiras ou língua de sinais. Formigamento na perna o que pode ser